segunda-feira, 21 de janeiro de 2013






Vividred Operation é um anime do estúdio A-1 Pictures e quem está encarregado da direção é o experiente Kazuhiro Takamura, mesmo diretor da série Strike Witches, e de fato muitas semelhanças podem ser encontradas entre os dois animes.

Mas começaremos pela sinopse: "A Amizade é a chave para a proteção do mundo, este é o desejo de todos. A história se passa na cidade de Oshima num mundo onde a ciência resolve todas as questões. Na cidade, a descontraída Isshiki akane de catorze anos de idade vive uma vida humilde mas também feliz, junto com sua irmã Momo e seu avô Kenjirou, que é o inventor genial que criou o Motor de Manifestação, uma máquina que abastece todo o planeta com a energia necessária para a vida. De repente, um perigo cai sobre o mundo: um inimigo desconhecido, o Alone, surge e tem como objetivo destruir o Motor de Manifestação."

Créditos pela sinopse que antes de lançarem o anime eu não havia conseguido achar nada tão especifico, apenas algumas ideias de como seria o enredo (isso até no site em japonês): Animes Range http://www.animesrange.com.br/

Em relação a história... eu gostei bastante da ideia. Somos apresentados ao um possível mundo perfeito onde devido ao motor de manifestação não precisamos mais de combustíveis fosseis, então nada mais de brigas pelo petróleo, ou por coisas do gênero.
Sim o motor é aquela porra gigante lá no fundo

No primeiro episódio somos apresentados a vida da nossa personagem principal Akane, vemos ela entregando jornal, na escola, em casa e coisas do dia a dia. Nesse momento conseguimos ser apresentados a sua irmã e seu avô a irmã do tipo madura demais pra idade e o avô que parece agir como um garoto as vezes. porém enquanto isso um monstro meio maquina ruma para a ilha onde ela mora. Um ponto alto no episódio é a mudança de núcleo, em uma cena vemos ela se divertindo depois do nada vemos caças e navios explodindo enquanto são atacados por uma monstro robótico.
As cenas que envolvem a batalha do exercito e do Alone foram feitas com perfeição, realmente são emocionantes e bonitas graficamente. 


O anime mesmo sendo um mahou shoujo meio Sci-fi ainda consegue ter boas cenas de ação a corrida contra o tempo da Akane perto do final do primeiro episódio é incrível e te faz realmente torcer por ela...
A partir dai segue a luta das nossas heroínas contra o Alone, a luta em si foi bem animada e legal de se assistir a questão da arte permaneceu boa, as batalhas continuam emocionantes, e a não ser por um ou outro dialogo que poderia ser facilmente tirado do episódio e estava ali somente para encher linguiça ou deixar a característica moe das personagens mais evidente (falarei disso mais a frente), o episódio foi bom tendo tudo que podia-se esperar após o primeiro e talvez até um pouco mais.



Agora uma coisa não tão legal assim pra falar... já que eu abordei todos os pontos positivos, hora dos negativos...

Primeiramente as personagens, as heroínas principalmente são basicamente as somas de tudo que é moe, com aquela personagem com vergonha que tem medo de que fiquem com raiva dela pela mínima ação possível, ou ainda aquela que quer sempre ajudar os outros. Ambas fazendo os japoneses suspirarem justamente por deixarem a sexualidade de lado... ou não verem as coisas como nada além de ações.


Devo explicar que a falta de sexualidade se deve ao fato das personagens não explorarem isso por elas mesmas, mas isso não quer dizer que as cenas do anime não fariam o mesmo.

Mas tudo bem levando em conta que o anime é um mahou shoujo pode-se perdoar o Moe apresentado e as cenas de transformação. Porém com o ritmo ditado pelo primeiro anime espero que consigam manter este ritmo mais para a frente da série.

O anime, como já falei, tem muitas semelhanças com Strike Witches, pelo menos graficamente (não posso dizer em relação a história por que nunca vi Strike Witches), parece que esse diretor gosta de trabalhar com animes nesse gênero... 


Os ângulos "favoráveis" são bem explícitos, parecem que os japoneses ainda não perderam a tara por colegiais e garotinhas, e nesse anime temos os dois, nos dois episódios que eu acompanhei o tempo inteiro a câmera parecia ser atraída por closes nas nádegas das personagens, era como um magnetismo se ficasse mais do que 5 min sem aparecer uma cena do gênero era milagre.


Mesmo com tamanho apelo para o pública, beirando o fanservice Vividred Operation ainda parece poder aparecer com algo de bom, o que não é difícil desde que mantenham a qualidade da animação o anime conseguirá despertar o público tanto os que estão lá simplesmente pelo Moe quanto os que querem ou esperam algo mais do anime. Eu particularmente não sei se continuarei assistindo...




Categories:

Um comentário:

  1. Esses ângulos me impediu de assistir esse anime. Odeio esses clichês mostrando partes de corpos de garotas ¬¬

    ResponderExcluir