“Preste atenção. O Santuário dos Redentores no Penhasco de Shotover deve seu nome a uma grande mentira, pois há pouca redenção naquele lugar e ele tampouco serve de refúgio divino”
E é com essas afirmações que Paul Hoffman inicia seu livro, um Romance repleto de batalhas, crueldade, morte tudo isto em uma historia de caráter atemporal...
Não preciso dizer nada sobre o quanto eu gosto deste livro não é? Acho que todos já sacaram...
Mas bem... O Livro conta a história de Thomas Cale, um garoto de 14 ou 15 anos, nem o próprio garoto sabe a idade que tem ao certo, Cale encontra-se numa espécie de santuário como já citado na sinopse a cima. Porem um fato que nem todos sabem é que este “santuário” não é simplesmente um santuário, mas sim um local para treino de jovens, em sua maioria órfãos, afinal naquela época não existia coisas como FEBEM e afins... Neste Local que de santo só tem a fama os jovens são treinados em todo tipo de arte que possa ter a mínima coisa a ver com a guerra, luta, estratégia, e até mesmo... surpreendam-se... política.
Nossa, nada demais alguns estão pensando, é só que o mais importante ainda não foi dito, tudo isto se passa em um período semi medieval, onde nem mesmo armas com base de pólvora foram inseridos de maneira concreta ainda. A complexidade inserida no mundo dos jovens é inimaginável desde cedo eles treinam dia após dia para serem os soldados perfeitos de uma religião perfeita... Ah eu ainda não tinha mencionado esta parte né?
Então... no mundo criado por Paul Hoffman, não completamente criado, pois muitas ideias vieram principalmente da história e de tudo que existe no nosso mundo, há uma religião, a do Redentor enforcado, que vale a pena ressaltar lembra muito uma outra ai que existe e tem um histórico um pouco duvidoso... mas deixemos isto de lado e voltemos a parte importante, esta religião encontra em posição de expansão, mas com esta expansão acontece o inevitável, ela passa a “bater de frente” com um outra no livro chamado de Antagonista (bem simples xD) e pra a guerra contra os antagonistas que os jovens são treinados.
Vou me segurar aqui, pois espero realmente que vocês leitores leiam mesmo este livro, que para alguns fora até chamado de novo Harry Potter (de fato tem suas similaridades, porém não se enganem este livro não é especificamente para o leitor infanto-juvenil, muito pelo contrário possui uma temática simples, mas adulta, uma historia de ação, porém com crueldade e em alguns pontos chega a ter sexualidade bem explicita)
Para terminar eu volto a ressaltar o caráter atemporal presente nesta história que, mesmo se passando numa época medieval, tem muitas características modernas, a crítica ao fanatismo e a obediência cega à religião. Além destes fatores o livro ainda apresenta uma narrativa envolvente, personagens carismáticos, não todos... eu por exemplo não curto muito o protagonista.... e fora isto as lutas e batalhas presentes neste livro são narradas de maneira perfeita, não tendo necessidade de uma pagina inteira somente para dizer que tal personagem fez uma fita para a esquerda e um golpe direto em seguida e que o outro esquivou dando um passo pra direita....
Bem acho que isto já ta grande demais... me contenho aqui e aconselho realmente que leiam o livro, não iram se arrepender.
0 comentários:
Postar um comentário